Revista Brasileira de Gestao Ambiental e Sustentabilidade (ISSN 2359-1412)
Bookmark this page

Home Notícias


Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade é avaliada pelo Sistema Qualis/Capes

Postado por Comissão Editorial, 14 de junho de 2017  •  comentários (0)    

 

14 de junho de 2017 (João Pessoa, PB) - A Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (ISSN 2359-1412) foi avaliada pelo Sistema Qualis, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), para o quadriênio 2013-2016, em sete áreas do conhecimento.


Classificação da Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade em algumas áreas de avaliação da Capes, Brasil, para o quadriênio 2013-2016.

Avaliacao do Sistema Qualis/Capes


O Sistema Qualis avalia os periódicos que veicularam artigos e outras comunicações científicas da produção intelectual dos programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), levando em consideração a circulação (local, nacional ou internacional) e a qualidade (A, B, C), por área de avaliação. Para a análise das revistas é adotada uma classificação de periódicos que os segregam em escala decrescente de relevância para cada área de conhecimento, em oito estratos, A (A1 e A2), B (B1, B2, B3, B4 e B5) e C.

Sendo uma revista nova, independente, não vinculada a qualquer programa de pós-graduação, com três volumes publicados, a Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (ISSN 2359-1412), graças ao empenho da comissão editorial internacional, à qualidade dos trabalhos submetidos e selecionados para publicação e à paciência dos consultores ad hoc que analisam os manuscritos, à atribuição do DOI, foi possível essa avaliação auspiciosa.

Agora, os editores chefes estão em comunicação os coordenadores das diferentes áreas de conhecimento da Capes, para serem informados quais os critérios adotados nas avaliações para adequar a revista.

 

 

Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade atribuirá DOI aos artigos

Postado por Comissão Editorial, 14 de abril de 2016  •  comentários (0)    

 

14 de abril de 2016 (João Pessoa, PB) - Por meio de acordo firmado entre a Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), o CrossRef e o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), que tem o objetivo de disseminar e facilitar a adesão ao Digital Object Identifier (DOI) como identificador eletrônico para auxiliar a localização, recuperação e referências cruzadas de artigos, foi possível à Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade atribuir DOI (Digital Object Identifier) tanto para os artigos anteriores publicados quanto para os futuros.

CrossRefO DOI é um padrão numérico para identificação de conteúdo digital, como livros, artigos eletrônicos e documentos em geral. Foi desenvolvido recentemente pela Associação de Publicadores Americanos (AAP) com a finalidade de autenticar a base administrativa de conteúdo digital. É concebido como um número, mas não tem um sistema de codificação pré-definido e também não traduz ou analisa esta numeração. O DOI atribui um número único e exclusivo a todo e qualquer material publicado (textos, imagens, etc).

O número de identificação da obra (DOI) é composto por duas sequências: (1) um prefixo (ou raiz) que identifica o publicador do documento; (2) um sufixo determinado pelo responsável pela publicação do documento. Por exemplo, 10.21438 é o prefixo da Ecogestão Brasil.

Como a atribuição do DOI é onerosa, a Comissão Editorial da Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade requer a todos os autores que façam uma doação livre para que se possa manter o periódico num patamar elevado de qualidade e visibilidade.

 

 

Congrebio 2016 faz parceria com a Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade para submissão de manuscritos

Postado por Comissão Editorial, 4 de abril de 2016  •  comentários (0)    

 

4 de abril de 2016 (João Pessoa, PB) - A Comissão Científica do Congresso Nordestino de Biólogo - 2016 fez parceria com a Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade para a submissão de manuscritos. Os trabalhos pré-selecionados no Congrebio 2016 serão enquadrados nas normas da revista e encaminhados à Comissão Editorial para passarem por avaliação, com vistas à publicação.

Congrebio2016O Congresso Nordestino de Biólogo - 2016 é uma iniciativa da Rede Brasileira de Informações Biológicas - Rebibio, que teve sua primeira realização em João Pessoa, nos dias 2 e 3 de setembro de 2009, com a participação de cerca de 250 congressistas, entre professores, pesquisadores e estudantes, e tem o objetivo principal promover encontros sistemáticos de Biólogos no Nordeste do Brasil, que possam favorecer uma maior integração desses profissionais.

Para a participação das atividades, que inclui palestras, apresentação de trabalhos, mesas-redondas, feira de livros, entre outros, estão confirmados profissionais da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará, Alagoas e Bahia. As inscrições podem ser feitas no portal do evento.

O prazo final para envio de trabalhos para o Congresso Nordestino de Biólogo - 2016 é o dia 30 de abril de 2016.

 

 

Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade passa a exigir identificador ORCID dos autores

Postado por Comissão Editorial, 29 de março de 2016  •  comentários (0)    

 

29 de março de 2016 (João Pessoa, PB) - A partir do número 4, do volume 3, a Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade vai exigir o iD ORCID de todos os autores dos trabalhos submetidos, como condição para publicação.

OrcIDOs ORCID iDs (Open Researcher and Contributor ID) são identificadores persistentes que distinguem um pesquisador de outro. Usando um ORCID iD os pesquisadores são facilmente e corretamente conectados com suas atividades, resultados de pesquisa, publicações e afiliações. Atualmente, mais de 200 plataformas de pesquisa e sistemas de workflow coletam e conectam IDs de pesquisadores.

O ORCID é uma organização inclusiva e aberta sem fins lucrativos que representa todas as partes interessadas no processo de comunicação científica e acadêmica. Seu objetivo é consolidar um único Identificador Digital de Pesquisador aberto, gratuito e integrado em nível global. O ORCID provê um identificador digital persistente que distingue um pesquisador de outro e garante a integração nos fluxos das atividades científicas, desde a submissão de manuscritos até a publicação de artigos, registro em bases e bancos de dados, suportando ligações entre o pesquisador e suas atividades profissionais, e garantindo que seu trabalho seja automaticamente reconhecido.

Para fazer o registro no ORCID e obter o seu iD, clique aqui! Só tomará cerca de 30 segundos de seu tempo.

 

 

Parceria entre o V Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial e a Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade

Postado por Comissão Editorial, 21 de março de 2016  •  comentários (0)    

 

21 de março de 2016 (João Pessoa, PB) - A Comissão Organizadora do V Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial propôs parceria com a Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade para a submissão de manuscritos. Os trabalhos pré-selecionados no V CBEAAGT serão enquadrados nas normas da revista e encaminhados à Comissão Editorial visando à publicação.

VCBEAAGTO V Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial será sediado na Universidade Federal do Ceará, Departamento de Geografia, Campus do Pici em Fortaleza, e objetiva promover debates e trocas de experiências acadêmicas em nível nacional, buscando contribuir com a difusão de ideias e trabalhos que busquem a construção de uma sociedade mais sustentável.

O evento, que envolve parcerias entre a Universidade Federal do Ceará (Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGe e o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA), 14 universidades públicas brasileiras e três estrangeiras (Cuba, Cabo Verde e Portugal), incluindo seus respectivos programas de graduação e pós-graduação e grupos de pesquisas, será constituído por um conjunto de palestras, minicursos e apresentação de trabalhos por acadêmicos e técnicos, que propiciará uma maior troca de conhecimentos entre os participantes do congresso.

O prazo final para envio de trabalhos para o V Congresso Brasileiro de Educação Ambiental Aplicada e Gestão Territorial é o dia 30 de abril de 2016.

 

 

Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade foi selecionada para compor a base Periódica

Postado por Comissão Editorial, 3 de dezembro de 2015  •  comentários (0)    

 

3 de dezembro de 2015 (João Pessoa, PB) - A Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade foi notificada pela Sección de Hemeroteca Latinoamericana, do Departamento de Información y Servicios Documentales, da Dirección General de Bibliotecas, da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) que foi selecionada para ser indexada na base de dados PERIÓDICA - Índice de Revistas Latinoamericanas en Ciencias.

Agora, os artigos publicados pela Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade farão parte dessa importante base de dados, que garantirá a sobrevivência on line a longo prazo dos artigos publicados nesse periódico.

PeriodicaA base de dados bibliográfica PERIÓDICA é mantida pela Sección de Hemeroteca Latinoamericana, do Departamento de Información y Servicios Documentales, da Dirección General de Bibliotecas, da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), que armazena artigos, relatórios técnicos, estudos de caso e outros documentos publicados em aproximadamente 1.500 periódicos científicos e tecnológicos na América Latina e no Caribe.